Enfermeiros com contratos individuais de trabalho vão ter ADSE

Os enfermeiros com contrato individual de trabalho vão passar a beneficiar da ADSE até ao final do primeiro trimestre. Uma novidade que saiu da reunião desta semana entre a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE) e o ministro da Saúde.

“Antes de ser uma vitória da Ordem, é uma conquista dos enfermeiros. Há mais de meio ano que temos estado a trabalhar para pôr fim a esta discriminação. Em Junho, escrevemos ao senhor ministro da Saúde a pedir precisamente que este alargamento fosse incluído na reforma da ADSE. Estivemos também sempre em contacto com a Direcção-Geral da ADESE, nomeadamente com o seu presidente”, realça a Bastonária Ana Rita Cavaco.

O novo regime da ADSE será regulamentado durante o mês de Janeiro e implementado até Março de 2017, segundo informou o ministro Adalberto Campos Fernandes à Bastonária da OE.

No ofício enviado ao ministro da Saúde, em Junho último, Ana Rita Cavaco defende que a manutenção da distinção “de benefícios com base numa mera diferença de vínculo e forma contratual com as entidades estaduais onde prestam diariamente o seu trabalho não se justifica e apenas contribuiu para criar um estigma de desigualdade de tratamento e regalias que atenta claramente contra a dignidade de todos aqueles que diariamente exercem a sua actividade na Rede do Serviço Nacional de Saúde”.

“Saí do Ministério com o sentimento de dever cumprido. Não há enfermeiros de primeira e enfermeiros de segunda”, assume a Bastonária.

Start typing and press Enter to search