Sete enfermeiros feridos em incêndio no Hospital de São Francisco Xavier

Data: 05-04-2017

Um incêndio que deflagrou durante a noite no hospital São Francisco Xavier em Lisboa causou 15 feridos, entre os quais sete enfermeiros, que tiveram de ser assistidos por inalação de fumo mas que já se encontram a recuperar.

A Ordem está solidária com os enfermeiros que puseram as suas próprias vidas em risco para salvar os doentes da Unidade de Cuidados Intensivos. Esta é uma unidade que exige enormes cuidados. E ao darem prioridade máxima à segurança dos doentes, os enfermeiros arriscaram a sua própria segurança”, destaca a Bastonária da Ordem dos Enfermeiros (OE), Ana Rita Cavaco.

O incêndio começou por volta das 04h numa sala do serviço de Cuidados Intensivos onde está guardado equipamento médico com ventiladores.

Seis doentes foram transferidos dos cuidados intensivos para outras salas pelos enfermeiros, médico, auxiliares, seguranças e um polícia.

As autoridades já estão a investigar as causas do fogo, que rapidamente foi extinto pelos 38 bombeiros que se deslocaram ao hospital, apoiados por nove viaturas.